Compartilhe essa história:
Dra. Adriana Preti | Fotografia: Estúdio Revista Angel Morumbi
Dra. Adriana nasceu em São Caetano do Sul/SP, mas sempre residiu em São Bernardo do Campo/SP. É advogada desde 1999. Formou-se na Faculdade de Direito aos 21 anos e, aos 22, já era advogada. Através do seu escritório de advocacia em SBC, Preti Advocacia, atua na área empresarial, especialmente na negociação e resolução de conflitos extrajudicialmente. Também é membro integrante da Diretoria da OAB da 39ª Subseção – SBC, no triênio 2022-2024, no cargo de Secretária Geral Adjunta.
É pós-graduada em Direito Processual Civil pela PUC-SP e Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela UNIMES, Santos – SP. Também é mediadora e conciliadora de conflitos, capacitada pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça.
PUBLICIDADE
Sua vida profissional é dividida entre a advocacia e a docência. É professora universitária desde 2004, tendo lecionado em diversas instituições de ensino do Estado de SP, como a Universidade Metodista de São Paulo e a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Atualmente, leciona na Universidade São Judas, em SP, pertencente ao grupo Ânima Educação, instituição em que ingressou no ano de 2011. Além das funções dentro de sala de aula, local em que mais ama estar, também coordena o Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade São Judas – Unidade Paulista.
Considera-se uma profissional extremamente atualizada e em constante aperfeiçoamento, já que atua há mais de 24 anos ininterruptos na advocacia. Possui conhecimentos sólidos e profundos na advocacia extrajudicial e judicial, com destaque para as habilidades na área de negociação, mediação e conciliação de conflitos, meios de resolução que visam à composição de conflitos de forma mais célere e efetiva aos clientes, que, por sua vez, sentem-se muito mais satisfeitos, ao verem suas demandas resolvidas sempre da forma mais adequada em cada caso.
Dra. Adriana Preti
Desde pequena, sempre sonhou em ser advogada e professora. Seus espelhos foram sua saudosa mãe (professora do ensino fundamental) e seu pai, hoje, advogado aposentado.
Seu grande desafio foi superar as barreiras que a sua mente criava, por vezes, mentindo para si mesma, dizendo que não poderia isso ou aquilo, que isso ou aquilo não era para ela, mas, como boa ariana, nunca deixou sua mente a enganar. “Não dei ouvidos a ela. Separar as crenças limitantes do seu verdadeiro potencial é libertador. Não há limites para sonhar, nem para tornar os nossos sonhos, realidade”.
Em tantos anos de advocacia, já se emocionou inúmeras vezes, principalmente quanto recebe de presente um “obrigada doutora, você não tem ideia de como me ajudou”, ou “doutora, sem você nada disso teria sido possível”. “Aliás, quando trabalhamos com dedicação, empenho e amor, até mesmo quando perdemos um processo, o que é plenamente justificável do ponto de vista técnico-jurídico, mas cujo resultado desagrada obviamente o cliente, ainda assim, nesses 24 anos de advocacia, sempre senti a gratidão dos meus clientes pelo trabalho que desenvolvi.”
PUBLICIDADE
Na sua opinião, as habilidades mais importantes para o profissional do Direito que quer se destacar no mercado de trabalho, sem dúvida alguma, são aquelas denominadas “soft skills”: as habilidades socioemocionais. “Não que o conhecimento técnico não seja imprescindível, mas o momento em que vivemos, tão avançado em tecnologia, por outro lado, demanda dos profissionais competências e habilidades que há uma ou duas décadas não eram tão solicitadas, como criatividade, liderança, colaboratividade, empatia, capacidade de resolução de problemas, dentre outras, cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho atual”.
Acredita que sua missão profissional é auxiliar seus clientes a desenvolverem suas atividades empresariais com mais tranquilidade, procurando sempre a solução mais adequada para as demandas de cada um e, dessa forma, proporcionando uma assessoria jurídica de qualidade e diferenciada, que realmente possa fazer diferença e contribuir para a melhora de todos aqueles que utilizam os seus serviços, desde o problema mais simples até o caso mais complexo.
Atualmente, está em fase de expansão na advocacia, oferecendo serviços qualificados e especializados em áreas de crescente demanda, como assessoria jurídica para Startups e na área do Direito Digital, necessidades prementes na atual advocacia empresarial.
Dra. Adriana procura manter suas atividades profissionais pautadas pela ética, transparência, dedicação e combatividade. “Em toda a minha carreira, desde quando era apenas uma jovem advogada iniciante, até alcançar o reconhecimento que possuo hoje, mantenho como prioridade e princípio de vida algo que julgo extremamente importante: a humildade.”
“Todos nós deixamos um legado na nossa passagem por aqui. Quando eu me for, quero ser lembrada como alguém que ajudou pessoas, que compartilhou conhecimento com amor, que plantou uma semente de esperança, de transformação, de uma nova perspectiva, alguém que contribuiu para o crescimento daqueles que, de uma forma ou outra, cruzaram o meu caminho”.
Compartilhe essa história: