Gente que faz a diferença

PUBLICIDADE

Cléa Rodrigues

ENFERMEIRA

Compartilhe essa história:

Cléa Rodrigues | Fotografia: Deivid Murad | Cabelo e maquiagem: Clube da escova

Enfermeira por formação, Cléa Rodrigues é docente do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de S. J. do Rio Preto (FAMERP) e trabalha na área há 30 anos. “Sou especialista em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Mestre pela USP de Ribeirão Preto e Doutora em Ciências da Saúde pela FAMERP.

Cheguei em Rio Preto para fazer residência em Enfermagem no Hospital de Base e não saí mais daqui. Atualmente, sou presidente de Projetos Humanitários do Rotary S. J. do Rio Preto – Palácio das Águas, Coordenadora adjunta da Pastoral da Saúde do Estado de São Paulo, Coordenadora da quarta série de Enfermagem da FAMERP, Coordenadora da Liga Acadêmica de Apoio aos Portadores de Diabetes e atuo como voluntária em diversos projetos sociais. Além de fazer parte do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo e ter passagem enquanto presidente da Associação Brasileira de Enfermagem regional de São José do Rio Preto”.

PUBLICIDADE

“Nos primeiros anos, tive como grande desafio estar em uma cidade diferente para mim. A distância da família mexeu muito comigo, mas tive foco e fé para que tudo desse certo, pois o que me levou a seguir a carreira foi justamente ter empatia com o próximo e o desejo de ser útil para a população quando se trata de saúde. Também desejava muito contribuir na promoção, prevenção e reabilitação da saúde. Sou muito grata a todos que colaboraram nesta minha trajetória, tais como os professores da universidade e supervisores da residência. Foram extremamente importantes nesta caminhada, assim como os colaboradores do hospital e pacientes que me permitiram cuidar deles”.

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”.

JOSÉ DE ALENCAR

O maior diferencial profissional de Cléa é a determinação e o compromisso com que se entrega ao trabalho. “Amo o que faço! Ser docente e enfermeira, para mim, foi uma das grandes realizações de vida. Tenho uma enorme admiração pela profissão e, com certeza, sou feliz desempenhando minhas funções e trato todos sempre com muito amor. É importante destacar que, tanto para ser docente quanto enfermeira, é preciso ter empatia, gostar de estar com pessoas e querer aprender sempre, pois manter um método contínuo de aprendizagem é imprescindível para a formação de alunos e é uma forma de assegurar que a população receberá um cuidado seguro, adequado e livre de danos. Acredito que este é o segredo para o sucesso”.

“Nesse processo, o que mais me agrada enquanto docente é poder despertar no aluno a transformação por meio da educação e observar sua evolução e comprometimento com a profissão. Esse é o motivo para eu trabalhar cada vez mais e melhor todos os dias: auxiliar na formação de enfermeiros para que atuem na melhoria da saúde pública e tenham como premissa de trabalho um atendimento mais humanizado e pautado no respeito, conhecimento e ética. Ver o sucesso dos egressos cada vez mais evidente no cenário nacional me é extremamente emocionante e gratificante”.

PUBLICIDADE

“Minha carreira foi traçada por conta de um sonho, mas ainda preciso, enquanto cidadã, contribuir para um país com mais justiça social e garantia de direitos básicos à educação, saúde e emprego. Deslumbro dias melhores para todos, por isso, para o futuro, projeto muito trabalho. Vou continuar firmemente com meu propósito de contribuir na implementação de políticas públicas da cidade que escolhi para morar e, assim, de fato atuar no desenvolvimento social. Pretendo ter muito êxito nesta frente”.

CANAIS DE CONTATO COM O ENTREVISTADO(A)

Compartilhe essa história:

Conecte-se a milhares de pessoas

Chegou a hora de você promover suas ideias e ampliar sua rede de contatos.

PUBLICIDADE