Gente que faz a diferença

PUBLICIDADE

Dr. Fernando Ferreira

MÉDICO VETERINÁRIO E EMPRESÁRIO

Atua há 9 anos na área da Medicina Veterinária e possui sua própria clínica, a Cluckvet.
Formação acadêmica em Medicina Veterinária pela UNIRP, em São José do Rio Preto, com especialização em Saúde Pública e Zoonoses pela instituição UNILEYA. Pós-graduando em Ortopedia pela UFAPE.

Compartilhe essa história:

Dr. Fernando Ferreira | Fotografia: Deivid Murad

Fernando Ferreira é um médico veterinário de 36 anos, nascido em São Bernardo dos Campos (SP). Quem o vê hoje, formado, especialista e dono de clínica em São José do Rio Preto (SP), não pode imaginar quantas dificuldades precisou enfrentar para chegar onde chegou. E seu grande desafio foi conseguir dar o primeiro passo para construir sua carreira: entrar numa faculdade.

PUBLICIDADE

“Sempre sonhei em ser veterinário, mas nunca tive condições para pagar pelo curso. Na minha família, somos em três filhos, praticamente todos da mesma idade. Meus pais não tinham como sustentar a gente para que pudéssemos entrar numa federal. Então, tivemos que trabalhar ao mesmo tempo que tínhamos que estudar. Comecei a faculdade graças ao financiamento do Fies, até que consegui entrar como funcionário da faculdade e virar bolsista integral. Aí as coisas melhoraram.”

"Não vejo minha profissão como um trabalho, mas como uma missão de vida".

Dr. Fernando Ferreira

Com a primeira parte concluída, chegou a hora de começar a, de fato, atuar na área. E nesse momento, Fernando viu muitas barreiras se erguerem e portas se fecharem. “Eu não era uma pessoa conhecida, nem tinha padrinhos e madrinhas na cidade. Mas consegui, por meio de um grande amigo, entrar no Centro de Controle de Zoonoses. Foi a oportunidade que me agarrei pra começar. Então, passei a exercer a profissão e amar cada paciente como se fosse meu.”

E com certeza é o amor, o carinho e o respeito que tem pelo seu trabalho – ou melhor, pela sua missão de vida, como ele prefere chamar – que o destaca em relação a outros profissionais e que faz sua clínica ter sucesso no ramo. “O maior diferencial que eu tenho na minha conduta de trabalho é sempre prestar um atendimento claro e garantir que o proprietário do meu paciente entenda bem quais são as minhas condutas, tendo sempre em vista a verdade e o entendimento. Isso faz com que o tutor se sinta à vontade e confiante para trazer novamente seus pets.”

PUBLICIDADE

Nesses anos de dedicação à causa animal, muitos momentos se tornaram marcantes em sua carreira, com dezenas de boas histórias que o motivam a exercer sua missão com cada vez mais afinco. “Tem muita coisa legal e emocionante pra contar, muitas vidas salvas quando ninguém acreditou ter solução. Pacientes que não tinham garantia de andar novamente e conseguiram voltar. Mas o mais marcante de todos, que carrego com muito carinho, foi um paciente chamado Bull, resgatado com hemangiosarcoma (tipo de câncer), em estado grave. Acreditamos na melhora dele e, com o tempo – e muitas cirurgias –, ele se curou e foi muito feliz. Isso ficará marcado na minha história pela força de vontade que ele tinha de viver mais um dia.”

 

Há muitos desafios e oportunidades no mercado do segmento pet, Fernando conta que, a seu ver, um dos pontos de atenção é em relação ao avanço rápido das novas tecnologias e a necessidade de estudar e se manter sempre atualizado para oferecer o melhor aos seus pacientes. Ele sabe que, desde o início de sua jornada, muita coisa evoluiu, tanto na parte farmacêutica como de terapias e tratamentos. “Minha missão profissional sempre foi buscar me atualizar sobre os processos mais eficazes. Quero deixar um legado de um trabalho bem prestado e ser lembrado com carinho.”

 

Para isso, além de estudar bastante, possui um projeto bem especial para um futuro próximo: passar conhecimento aos novos profissionais. Já que muitas portas foram fechadas no início da sua carreira, agora, ele quer fazer diferente, dando atenção, ajudando quem precisa, estendendo a mão para ensinar e compartilhando conhecimento.

 

“Tenho planos de ajudar as pessoas a entrarem no mercado de trabalho, ensinando um pouco do que eu sei. Com certeza novos projetos virão e novas oportunidades vão aparecer. Logo, logo tem coisa nova chegando.” E complementa: “Minha trajetória de vida não foi fácil. Quero ser lembrado como a pessoa que não desistiu dos seus sonhos.”

CANAIS DE CONTATO COM O ENTREVISTADO(A)

Compartilhe essa história:

Conecte-se a milhares de pessoas

Chegou a hora de você promover suas ideias e ampliar sua rede de contatos.

PUBLICIDADE