Gente que faz a diferença

PUBLICIDADE

Dra. Glauce Bertazzi

MÉDICA REUMATOLOGISTA

Fundadora da Sattva, escola de autoconhecimento.  
Mestre em Ciências da Saúde, com Pós- -graduação em Nutrologia e curso de epigenética nutricional. É também mentora certificada HeartMath®, certificada profissionalmente para respiração Consciente ou respiração Katz, certificada em Maha Lilah e jogos de autoconhecimento e em meditação. 

Compartilhe essa história:

Glauce Rejane Leonardi Bertazzi | Fotografia: Deivid Murad

Dra. Glauce Bertazzi compartilha sua história inspiradora de como o autoconhecimento pode ser a chave para criar saúde e felicidade. Com 57 anos, nascida em Barretos/SP e residente em São José do Rio Preto/SP, ela traz uma bagagem de 34 anos de atuação na área da saúde, destacando-se como fundadora da Sattva Escola de Autoconhecimento. “Tenho um consultório médico onde atendo reumatologia há mais de 30 anos e nutrologia há 5 anos. Há 1 ano, iniciei a Sattva Escola de autoconhecimento, aplicando métodos e ferramentas para auxiliar no maravilhoso processo de autodescoberta.”

PUBLICIDADE

Sua jornada começou como professora de medicina na FAMERP, onde lecionou por 27 anos, compartilhando conhecimentos científicos com universidades brasileiras e formando muitos residentes que hoje são reumatologistas. A aposentadoria há 3 anos marcou o início de uma nova fase em sua carreira, dedicada ao autoconhecimento e à promoção da saúde integral. “Apesar de estar atuando em todas as minhas áreas de formação, tenho me dedicado especialmente ao autoconhecimento porque durante toda minha vida cuidei de doentes muito graves e que evoluíam com limitações, sequelas e queda da qualidade de vida. E isso é muito frustrante.”

"'Criar Saúde' deixa sua vida mais leve e feliz para realizar seus sonhos."

Glauce Rejane Leonardi Bertazzi

Hoje, tem como propósito abrir a mente das pessoas sobre a importância do desenvolvimento da saúde. Explica: “O meu grande desafio é ensinar as pessoas que elas são capazes de “Criar Saúde”, que não devem ficar esperando adoecer para procurar tratamentos. Os tratamentos são necessários e fundamentais quando você já adoeceu, mas os novos conhecimentos da ciência após o genoma, têm nos mostrado que o autocuidado ativo do corpo, emoções e mente, através da alimentação, movimentos, respirações e principalmente do autoconhecimento, podem silenciar seus genes relacionados a doenças. E, portanto, evitar que você adoeça, ou retardar o início de doenças crônicas.”

Através de sua experiência e compreensão das conexões entre emoções conflituosas e doenças, ela tem ajudado seus pacientes a ressignificar suas vidas e encontrar caminhos para uma existência mais plena e feliz. “O que mais me agrada e motiva no trabalho é ver pessoas se descobrindo, enxergando novos caminhos para uma vida mais leve e feliz. Compreendendo que nossos sentimentos e emoções são sinalizadores das nossas necessidades, portanto devemos compreendê-los, acolhê-los e direcionarmos para atender essas necessidades. Não vou citar um caso específico, mas contar que já tive pessoas que conseguiram deixar de usar ansiolíticos, e muitas histórias de diminuição e controle de crises de ansiedade, melhora de casos de depressão e de novas perspectivas para a vida.”

PUBLICIDADE

Nos conta que o Brasil é o país mais ansioso do mundo segundo a Organização Mundial de Saúde, e o quinto em depressão. “Estamos vivendo num mundo do ‘fazer compulsivo’ e da influência generalizada das mídias sociais, onde as pessoas estão se sentindo muito cansadas, sem propósito e infelizes. O meu compromisso é ensinar as pessoas que o autoconhecimento é fundamental para ‘Criar Saúde’ e a importância disto para não adoecer.”

Dra. Glauce coloca à disposição da sociedade sua experiência de mais de 30 anos trabalhando com saúde, combinada com uma abordagem holística que reconhece a importância das emoções na manutenção da saúde. Além de entender que o principal gatilho de todas as doenças são as emoções e os sentimentos conflituosos, crenças limitantes e outros problemas que podem ser ressignificados com o autoconhecimento. “Minha missão hoje é ensinar as pessoas. ‘Criar Saúde’ é possível e muito mais gratificante que tratar doenças. Quero levar esse conceito para o maior número de pessoas, inclusive para empresas, através de palestras, mentorias, jogos de autoconhecimento. Tenho um projeto em mente de criar uma grande escola de autoconhecimento, talvez menos formal que uma escola, mas algo que seja lúdico, nutritivo, criativo e inclusivo.”

Mulher forte e determinada que nos inspira por suas ações e comprometimento em ajudar. “Minha lição mais valiosa da vida é: ‘Aprenda a ouvir a sua intuição’. Tudo o que você precisa já está aí, dentro de você! Sou uma mulher que dediquei a minha vida a estudar e compreender a saúde. E, eu acredito que é possível ‘Criar Saúde’ e ser mais feliz através do autoconhecimento.”

CANAIS DE CONTATO COM O ENTREVISTADO(A)

Compartilhe essa história:

Conecte-se a milhares de pessoas

Chegou a hora de você promover suas ideias e ampliar sua rede de contatos.

PUBLICIDADE