Compartilhe essa história:
Dr. Irineu Lolo | Fotografia: Estúdio Revista Angel
Dr. Irineu é advogado e tem seu próprio escritório em São Paulo. “Presto assessoria jurídica para empresas e atuo na área Trabalhista e Cível. Sou contabilista e pós-graduado em Administração e Finanças”.
PUBLICIDADE
Durante muitos anos trabalhou no mundo corporativo, ocupando cargos de COO e CFO, e também na área jurídica em empresas de grande porte, o que lhe possibilitou uma grande vivência e experiência, agregando, ao seu conhecimento jurídico, conhecer ambos os lados, seja do reclamante como da reclamada. “Considero que esse seja um diferencial que me destaca, em muito, da concorrência existente hoje no mercado”.
Sua jornada no campo jurídico começou em 2006, mas já antes disso, sabia muito bem o caminho que iria trilhar. “No início da minha carreira profissional, acabei me aproximando do setor jurídico nas empresas, auxiliando-o em diversas ações. Com isso, pude visualizar que eu poderia fazer muito mais se ampliasse meu conhecimento. Foi então que decidi ingressar na faculdade de Direito”.
Dr. Irineu Lolo
Decisão da qual sente orgulho, não apenas por seu desenvolvimento profissional, mas pelo exemplo que daria a suas filhas que, na época, com 48 anos mostrava a elas que estudo nunca é demais. Dr. Irineu é pai de 3 meninas. “Então, corri atrás do meu sonho e, para minha felicidade, acabou por motivar minha filha mais velha de seguir o mundo jurídico também. Nos formarmos juntos na faculdade de Direito.”
Após formado, ainda se manteve no mundo corporativo por alguns anos, mas o desejo de buscar horizontes mais elevados logo falou mais forte.
PUBLICIDADE
Seu primeiro grande desafio foi retomar tudo o que havia aprendido na faculdade para passar na prova da OAB. “Foram dias e horas de muito estudo e perseverança para poder realizar o exame, ainda mais depois de vários anos formado, tinha de relembrar e estudar muita coisa, que, com o passar dos anos, mudou em função da legislação. Mas o empenho e as noites, com poucas horas de sono, foram recompensados, pois, ao realizar a prova, fui coroado com a aprovação e, finalmente, com a tão almejada carteira da OAB”.
Em cada caso aos quais se dedica, é possível sentir a paixão do seu envolvimento na busca por justiça. “Hoje, o que me dá mais satisfação e me motiva é aceitar uma causa onde vejo que meu cliente está sendo injustiçado ou até mesmo sendo oprimido pela parte adversa. É gratificante defender seus interesses, em uma luta árdua, muitas vezes recorrendo às altas cortes, mas nunca desistindo, mesmo em certos momentos em que tudo indica que não há mais o que ser feito. Mas, com persistência, muito estudo e luta, ao final da ação, ver triunfar a justiça com a vitória ao meu cliente, que acaba por se tornar um amigo, é motivo de orgulho”.
Considera que a personalização é seu maior diferencial. “Meu trabalho é 100% direcionado causa a causa. Mesmo que elas sejam muito similares, eu desenvolvo a tese defensiva de forma única e personalizada a cada ação. Assim, consigo ser mais assertivo e muito mais aderente. Corro menos risco nas ações e também tenho menos chances de erros ‘operacionais’”.
E apesar de reconhecer o grande avanço que a tecnologia proporciona em todos os processos, enfatiza a importância do olhar humano para uma análise assertiva. “A tecnologia nos ajuda muito na defesa das teses que levantamos. As pessoas não passam mais impunes com tanta facilidade. Também estamos avançando demais por meio das IAs (inteligências artificiais), porém, acredito que a introdução da tecnologia no Direito com segurança e proteção dos dados e informações que envolvem o processo é a maior dificuldade no momento. É fundamental acompanharmos de perto para garantir a qualidade da defesa dos direitos dos nossos clientes.”
Batalhador, sonhador e pai exemplar. Um homem otimista, que não se permite desistir e acredita que para tudo existe uma solução. Mantém seus valores que o norteiam pela verdade e lealdade. Em seu momento de vida, valoriza como nunca seus propósitos enquanto advogado. “Eu exerço a advocacia artesanal, personalizada. O conceito de advogado de família. Não busco ter um escritório grande com pessoas que não estejam alinhadas com este ideal. Escolhi este caminho pois acredito profundamente na justiça.”
Compartilhe essa história: