Compartilhe essa história:
Dra. Moniele Matos Cadamuro Manzini | Fotografia: Divulgação
Moniele Manzini é uma médica que, aos 38 anos de idade, já está fazendo a diferença na vida de centenas de pessoas. Sua dedicação à área de tratamento da obesidade e sua empatia a tornam uma profissional admirável. Em junho deste ano, foi homenageada pela ONU recebendo a Medalha da Ordem do Mérito das Forças de Paz do Brasil em reconhecimento ao seu trabalho em nível de excelência. “Essa Medalha significa muito pra mim, é a confirmação que tudo valeu a pena. Quando olho para trás e vejo toda minha trajetória, todo caminho percorrido, toda dificuldade que eu e minha família passamos para chegar até aqui, posso dizer que eu venci. E isso me dá cada vez mais coragem de seguir sempre buscando tudo o que há de melhor e mais atualizado para os meus pacientes.”
PUBLICIDADE
Moniele nasceu e atua hoje em Votuporanga/SP. Sua jornada acadêmica a levou à formação em Medicina em 2013, na UNICASTELO. É graduada também em Urgência e Emergência pela FAMERP, em Geriatria pela UNIMAR e em Nutrologia pela ABRAN. Uma busca constante por aprimoramento que demonstra seu compromisso com a qualidade dos seus atendimentos e a entrega de resultados.
Dra. Moniele Matos Cadamuro Manzini
Sua trajetória profissional começou de maneira pessoal, enfrentando dificuldades no emagrecimento após ganhar peso durante gestações. “Achei que não iria conseguir voltar ao meu peso após ter engordado 40kg em cada gestação.” Em vez de se render, Moniele decidiu estudar profundamente o processo de emagrecimento, tornando-se apaixonada pelo campo. E nessa busca, encontrou sua verdadeira vocação na área de tratamento da obesidade. Hoje, se sente realizada pessoalmente e profissionalmente, ajudando centenas de pacientes a recuperarem a saúde, a qualidade de vida e a autoestima por meio de seu trabalho.
PUBLICIDADE
Ela enfatiza que a obesidade enfrenta muitos estigmas e preconceitos, tanto na sociedade em geral quanto entre alguns profissionais de saúde que não atuam na área. Esses desafios diários não a desanimam; pelo contrário, eles a motivam a lutar pela causa com ainda mais determinação. “Estar acima do peso, muitas vezes, não é desleixo e nem falta de vontade. Cabe a nós, profissionais da saúde, transmitir aos pacientes a importância de novos hábitos e estilo de vida. O foco está na reeducação com permanente apoio e acompanhamento ao longo prazo para que a obesidade seja realmente superada.”
O tratamento da obesidade está evoluindo, mas existem desafios decorrentes do excesso de informações e abordagens simplistas para um problema complexo. Moniele nos diz que a obesidade é uma doença multifatorial que requer diagnóstico e tratamento personalizados. Sua missão é fazer com que os pacientes compreendam que a obesidade é uma doença crônica e progressiva que, quando não tratada, pode levar a várias comorbidades como: diabetes, hipertensão, dislipidemias, depressão, apneia do sono, esteatose, alterações gastrointestinais, infertilidade e outras. Através de seu trabalho, ela busca orientar e conscientizar seus pacientes sobre a importância do tratamento médico e multidisciplinar. “Tem que haver mudanças na alimentação, começar a praticar e incluir na rotina uma atividade física. É um conjunto. A medicação ajuda o paciente a entrar nesse novo ritmo para depois ter a persistência e seguir a longo prazo com as mudanças de hábitos.”
E reafirma que a superação só acontece quando o paciente realmente entende o quão fundamental é a transformação para entrar nessa nova rotina e não cair no “efeito sanfona”. “Portanto, apaixone-se pelo processo da sua evolução. A reeducação alimentar, com o intuito de aprender a comer os alimentos corretos em horários adequados e a aderência à atividade física, são a base para uma vida saudável e resultados permanentes.”
Um dos maiores diferenciais de Moniele em seu trabalho é sua empatia. Ela compreende profundamente as lutas, fraquezas e dores de seus pacientes, pois passou por um processo semelhante. Isso a ajuda a transmitir uma abordagem compassiva e leve, facilitando seu caminho para a perda de peso.
Nos diz também que é profundamente grata pelo carinho que sempre recebe de seus pacientes em seus mais de 10 anos de atendimentos. “‘A médica que foi um divisor de águas na minha vida.’ Me emociono sempre que recebo esse tipo de mensagem dos meus pacientes. Não tem gratidão maior do que saber que você fez e faz parte da evolução da vida das pessoas. E que pudemos contribuir de modo significativo para sua qualidade de vida.”
Compartilhe essa história: