Compartilhe essa história:
Rafaeli Rodrigues | Fotografia: Deivid Murad
Rafaeli Rodrigues atua na área de consultoria de imagem. É formada em Direito e advogou por uma década até decidir pela transição de carreira, em 2021. A profissional tem hoje 40 anos e é natural de São José do Rio Preto/SP.
PUBLICIDADE
Em seu modelo de trabalho, Rafaeli se destaca pela capacidade de criar uma imagem única que é realmente vivenciada por suas clientes. Não existe lugar para interpretações, afinal, ela acredita que nada nasce do seu olhar, mas do olhar da própria cliente. “É um trabalho de dentro para fora. A imagem visual contempla a essência e a personalidade de cada uma”.
Considera que se diferencia no mercado pela forma como aplica a consultoria de imagem. “Criamos uma imagem que tem verdadeiramente sentido para a cliente, nada taxado ou criado exclusivamente por mim. Afinal, somente a pessoa sabe o que lhe faz feliz e o que irá causar a intenção e o desejo dela. Eu sou quem direciona, mas quem vive o processo é ela. Não criamos personagens, mas sim pessoas com essência e personalidade marcante, e a imagem visual vem contemplar essa unicidade maravilhosa”.
PUBLICIDADE
Optou por essa nova profissão, pois estava saturada da área jurídica. Procurou, assim, algo que realmente lhe desse prazer e desejo de realizar. “Me encantei na primeira aula. Iniciei pesquisas e me organizei para minha formação. Imagem visual é muito além de roupas e acessórios, é onde demonstramos nossas emoções, o comunicar com o outro, o nosso desejo e idealizações. Sou apaixonada pelo que faço”.
Sua grande barreira e desafio foi ressignificar o olhar para a consultoria de imagem e não enxergar nela apenas como “montar um look” ou ter um guarda-roupa com poucas peças. “Queria entender quem é a pessoa que está ali dentro daquelas roupas, o porquê de sua escolha, como ela se vê e o que realmente deseja. A mulher que existe ali é muito mais importante que a roupa que veste. Entendo que a roupa tem que ser um complemento do que ela é. E, nos cursos de formação em consultoria, foca-se apenas o externo e, para mim, isso não faz sentido. Então, mudei e criei minha forma de atuar e direcionar minhas clientes”.
Rafaeli completa reafirmando a necessidade das pessoas se amarem exatamente como são. Que é importante parar de olhar tanto para o palco das pessoas e olhar mais para si. “Quando escuto de uma mulher que odeia seu corpo ou que não merece se cuidar me dói de verdade. Todos temos nossa beleza, basta enxergá-la. Sei também que nem sempre é fácil, contudo, é minha missão mostrar que existe e que todos nós merecemos”.
Compartilhe essa história: