Gente que faz a diferença

PUBLICIDADE

Rui Lucato

PROFESSOR E MESTRE EM CIÊNCIAS

Diretor do Grupo Educacional Cedu Verde (Onda Verde), do Centro de Educação e Cultura de Onda Verde (SP) e do Colégio Carlos Chagas Filho (SJRP/SP).
Graduado em Ciências Biológicas, Pedagogia e Marketing, pós-graduado em Gestão de Instituições de Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Didática no Ensino Básico e Superior, Metodologias de Ensino e em Práticas Pedagógicas nas Dificuldades de Aprendizagem, mestre em Ciências e doutorando em Ciências da Saúde.

Compartilhe essa história:

Rui Lucato | Fotografia: Divulgação

O professor de São José do Rio Preto tem um extenso currículo e uma admirável bagagem pedagógica e profissional. Tem diversas especializações, acumula cargos importantes em diferentes instituições de ensino e acredita piamente que dedicação, empenho, estudo e trabalho são a chave para o sucesso em todas as áreas da vida. E toda essa disciplina e vontade de crescer já se via quando Rui tinha apenas 13 anos, idade em que começou a trabalhar como office boy em um escritório de advocacia da cidade.

PUBLICIDADE

Com 16, iniciou seu caminho na educação, conseguindo emprego como atendente em uma pequena escola de reforço. Aos 21 anos, já era professor assistente no Colégio Positivo e não parou nunca mais de lecionar. Ao longo de sua trajetória, participou da gestão e formação de mais de 20.000 alunos, desenvolvendo importantes projetos estratégicos para educação e apoiando diversos projetos sociais por meio de suas campanhas solidárias que atendem, anualmente, mais de 500 famílias.

“As palavras motivam e convencem, mas é o exemplo que arrasta”.

Rui Lucato

“Sempre acreditei que a educação é o pilar fundamental no desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária e, ao longo dos anos, busquei inspirar alunos, professores e toda a sociedade com uma visão de um futuro melhor por meio da educação. Hoje, à frente de quatro empresas de sucesso, nunca me esqueço do início de minha jornada, bem aqui em São José do Rio Preto. Desde quando comecei a trabalhar, sempre tive em mente que todos nós enfrentamos desafios em nossas vidas, mas sempre busquei nos estudos um caminho para alcançar todos meus objetivos”.

PUBLICIDADE

E mesmo com toda essa experiência e disposição para fazer acontecer, Rui não esquece dos desafios que encontrou pelo caminho, da superação e de como eles o transformaram. Especialmente quando, há 32 anos, perdeu seu pai e precisou enfrentar problemas financeiros e emocionais. “Minha vida parecia estar desmoronando. No entanto, foi nesse momento de profunda adversidade que eu descobri uma força interior que eu não sabia que possuía. Eu percebi que, embora eu não tivesse escolhido todas as circunstâncias que me afetaram, eu sempre teria o poder de escolher como reagir a elas. Decidi então que não permitiria que essas dificuldades definissem a minha jornada. Comecei a buscar recursos, conhecimentos e a me conectar com pessoas que compartilhavam uma visão positiva e inspiradora da vida.”

Para Rui, mesmo quando as dificuldades podem parecer insuperáveis, é preciso lembrar que, “dentro de cada um de nós, há uma força inabalável para enfrentar qualquer obstáculo”. E isso não significa que o processo será sem sacrifícios e esforço constante. O professor de São José do Rio Preto sabe bem que a superação não é algo fácil ou rápido, mas que, quando encontrar a paz interior e a felicidade genuína, terá valido a pena. “Aprendi que a chave para superar é acreditar em si mesmo, mesmo quando tudo parece estar contra você. É manter o foco nos seus objetivos, mesmo quando o caminho é íngreme e cheio de obstáculos. […] É sobre se levantar quando se é derrubado, é sobre encontrar coragem quando o medo surge, é sobre se modificar quando necessário e se manter autêntico quando tudo tenta te moldar.”

Esse pensamento positivo de força e comprometimento vai totalmente ao encontro do poder transformador da educação e do legado pelo qual Rui quer ser lembrado no futuro. Após ter sido professor em diversas Instituições de Ensino Básico e Superior; coordenador de cursos de Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Núcleos de Pesquisa; diretor em Instituições de Ensino Superior; responsável por implantação de novas escolas; avaliador de cursos pelo Conselho Estadual de Educação; assessor acadêmico; membro do Conselho Municipal de Defesa e Meio Ambiente da cidade e do Comitê de Ética em Pesquisa da FAMERP; e autor de livros e diversos artigos nacionais e internacionais, seu desejo já está se tornando mais do que realidade.

Para o futuro, Rui quer ampliar sua rede de empresas, realizar a abertura de novas unidades e contribuir para criar um novo modelo de educação para o país, aliando acolhimento, inovação e resultado. “Minhas prioridades de vida são minha Fé inabalável em Deus, minha família e meus negócios.”

CANAIS DE CONTATO COM O ENTREVISTADO(A)

Compartilhe essa história:

Conecte-se a milhares de pessoas

Chegou a hora de você promover suas ideias e ampliar sua rede de contatos.

PUBLICIDADE