Gente que faz a diferença

PUBLICIDADE

Sabrina Nunes

CEO da Francisca Joias

Compartilhe essa história:

Sabrina Nunes | Fotografia: Arquivo/Entrevistada

O meu maior objetivo é que outras mulheres mudem de vida como eu mudei também.” Empresária focada, Sabrina tem traçado seu caminho de sucesso no ramo do e-commerce. Todos os seus programas e sua comunicação são voltados para a mulher, porque ela acredita que, quando uma mulher empreende, ela muda de vida. Em uma sociedade em que o patriarcado é tão presente, essa frase se torna ainda mais verdadeira e poderosa.

Se for verdade que uma pessoa empreende por necessidade ou por oportunidade, no caso da Sabrina, foi por pura necessidade e, nessa jornada, ela entendeu rapidamente como fazer para ganhar dinheiro vendendo produtos na internet. “Empreender é desafiador, né? Muitas vezes, você não sabe o que vai acontecer. Há muitos desafios externos que não estão sob o nosso controle. Por isso, eu digo que a gente tem que colocar energia no interno, ou seja, em como podemos enfrentar os desafios internos da melhor maneira, olhando o que podemos fazer com o que temos hoje, encarando a real situação, para, assim, vencer e alcançar o que a gente quer e chegar onde a gente merece.”

PUBLICIDADE

Tudo isso começou com apenas R$ 50 e um sonho: melhorar de vida. Montou sua loja online, vendeu bem, reinvestiu e os negócios foram crescendo. Depois de certo tempo, percebeu a vontade que outras pessoas tinham de aprender a fazer o que ela fazia. Então, passou a ensinar e mostrar como essas pessoas poderiam mudar de vida através da internet. Foi nesse momento que Sabrina passou a ter um olhar para a questão educacional. Hoje, os cursos são um braço muito forte dentro da operação, somando mais de 36 mil alunos e 480 mentorandos. “Nosso único objetivo é fazer com que as pessoas vendam mais seus produtos físicos usando a internet e, assim, gerem mais empregos, aumentem as oportunidades e realizem sonhos.”

"Ninguém para uma mulher decidida a fazer seu negócio dar certo."

sabrina nunes

No momento, após criar e gerenciar tantas lojas virtuais de sucesso, está focada na construção de ferramentas que auxiliem melhor seus alunos, como o SAS, um sistema integrado para análise de dados que ajuda na tomada de decisões e no gerenciamento empresarial. Assim, a empresária criou mais uma frente de negócios, desenvolvendo soluções tecnológicas para a sua própria empresa e para os comércios de seus mentorados. Não é à toa que, ao citar uma característica que a destaca enquanto profissional, a palavra usada é “visionária”.

“Acredito que eu consigo enxergar coisas grandiosas para qualquer negócio, para qualquer mercado, antes de muita gente. E consigo agir rápido, principalmente diante dos riscos. Acho que essas são habilidades que todo empreendedor precisa desenvolver. A gente precisa ter visão para captar as oportunidades, desenvolver uma estratégia e, a partir disso, criar um plano de ação. É aí que vamos entender em qual delas vale a pena colocar mais tempo e energia.”

PUBLICIDADE

Olhando pra toda a sua trajetória e pensando em seus maiores aprendizados, Sabrina acredita que, nos momentos mais críticos e decisivos de sua vida pessoal e profissional, fez o que precisava ser feito e que isso fez toda a diferença. “Não tem muito como escolher. Se eu estou na fase de sobrevivência, preciso fazer o básico e trabalhar em um plano de como chegar numa fase mais leve, que me permita fazer as coisas de maneira mais tranquila.” E isso também foi crucial para que pudesse lidar com importantes tomadas de decisão em todos os aspectos.

Atualmente, Sabrina deixa claro que a prioridade é sua família, porque sabe o quanto isso é uma base fundamental para qualquer pessoa e que precisa dar o valor que merece. “Durante minha jornada, tive que abrir mão de muita coisa. Pra você sair do zero, como eu saí, e chegar em algum lugar, como eu cheguei, muitas vezes, você vai viver uma vida desequilibrada e vai priorizar o trabalho. Isso tem uma consequência. São processos, são fases, mas saber as consequências da sua escolha é primordial. Por isso, hoje, priorizo minha família e procuro empreender de maneira leve.”

A vida é aprendizado e, muitas vezes, precisamos passar por situações que nos ensinem o que fazer e, tão importante quanto, nos ensinem o que não fazer. Até porque, como a própria empresária já disse, existem momentos em que se está no processo de sobrevivência e, lá, você faz o que tem que ser feito. Mas também sabemos o quanto todos esses processos se tornam mais fáceis a partir do momento que se tem uma melhor condição financeira e é isso que a empresária faz questão de ressaltar.

“Se eu estiver fazendo coisas que tiram a minha sanidade mental, se são coisas em que eu não acredito, se são coisas em que eu não confio e que me tiram do meu propósito – que é ajudar mulheres a mudar de vida através de seus negócios –, pra mim, não faz sentido. Só que para eu ter hoje a tranquilidade de tomar essas decisões, eu precisei primeiro ter tranquilidade financeira.”

E mesmo já tendo alcançado tanto, os planos de Sabrina não param por aí. Ano que vem, sua ideia é fazer um evento de três dias para promover conexão e network a toda a sua comunidade de alunos, regado de aprendizado, estratégias, passo a passo e muita vontade de fazer acontecer. “Nosso objetivo é crescer ainda mais a nossa base de alunos e fazer com que mais mulheres realizem seus sonhos e mais empreendedoras mudem de vida através de seus negócios. […] Quando você começa a olhar para você e para o seu negócio, quando decide fazer ele dar certo, como uma mulher empreendedora que vai enfrentar todos os desafios, o jogo muda!”

CANAIS DE CONTATO COM O ENTREVISTADO(A)

Compartilhe essa história:

Conecte-se a milhares de pessoas

Chegou a hora de você promover suas ideias e ampliar sua rede de contatos.

PUBLICIDADE