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Sueli Noronha Kaiser | Fotografia: Deivid Murad
Desde pequena, sonhava em ser enfermeira. Já meus pais, acreditavam que eu me daria melhor em outra área. Isso porque sempre tive espírito de liderança, fui uma criança cheia de criatividade e ideias inovadoras. Mas nenhuma outra profissão me fascinava mais que a enfermagem. E com o passar do tempo, consegui provar que este era o trabalho ideal para minha vida.
Foi aprendendo a “arte de cuidar” que me realizei profissionalmente e mais tarde usei o empreendedorismo para crescer em minha carreira e ajudar um número ainda maior de pessoas.
Nasci no Rio de Janeiro e fiz minha faculdade na PUC – Pontífica Universidade Católica. Realizei estágios em grandes instituições de saúde como o Hospital São Sebastitão, Hospital da Lagoa e no renomado Pró-Matre. E durante os estudos descobri que não estava apaixonada apenas pela enfermagem.
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Conheci Roberto Luiz Kaiser, um médico jovem, também cheio de garra, o grande amor da minha vida. Como a família dele era de São José do Rio Preto, depois que nos casamos, resolvemos nos mudar para lá, onde juntos construímos uma família linda, tivemos quatro filhos, compartilhamos sonhos e planos, e crescemos lado a lado.
Na época eu era a quarta enfermeira formada a chegar na cidade. Fui a 1ª presidente da Associação Brasileira de Enfermagem em Rio Preto e por alguns anos fui professora do SENAC, mas meu primeiro emprego foi no Hospital Beneficência Portuguesa, onde trabalhei por 37 anos e me aposentei no cargo de diretora do serviço de enfermagem.
Trabalhando neste hospital aprendi e vivenciei muitas coisas. Tive centenas de pacientes sob meus cuidados e descobri que poderia ajudá-los mesmo depois que recebessem alta, principalmente aqueles que necessitavam de assistência médica e enfermagem, após deixarem o hospital.
Sueli Noronha Kaiser
Há mais de 20 anos, não existiam empresas que alugassem materiais hospitalares. Muitos pacientes que iam para casa me perguntavam onde comprar muletas, como conseguir uma cadeira de rodas, ou então mais difícil ainda, onde encontrar um aparelho de oxigênio. Eu fazia o possível para ajudar, mas nem sempre conseguia.
E foi justamente aí que visualizei essa carência do mercado e em 1986 comecei a comprar materiais e equipamentos para serem alugados por um preço justo e acessível.
Aos poucos, a procura foi aumentando, e percebi que eu poderia ir além e oferecer novos serviços aos meus clientes. Economizei dinheiro e comprei uma ambulância. Era um veículo antigo, mas com ele, eu conseguia ir até às casas dos pacientes prestar o atendimento necessário com profissionalismo e segurança. Era prestado o serviço de locação de produtos médico-hospitalares e também de Home Care – Cuidados em Casa, até então uma novidade no interior paulista. A família do paciente que necessitava de cuidados de enfermagem ou materiais hospitalares nos ligava, e nossa pequena equipe ia até a casa dele, onde oferecíamos atendimento.
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Desde o começo, nossa maior dificuldade foi provar que éramos bons no que fazíamos. Como esse tipo de serviço era pouco conhecido, tivemos que trabalhar muito para conquistar a confiança das pessoas. Principalmente dos convênios de saúde, hoje nossos grandes parceiros. Naquela época eles tinham receio em nos indicar pacientes, por isso tivemos que investir muito em cursos e treinamentos de equipe.
Como se tratava de um atendimento pioneiro no interior, os treinamentos eram muito importantes. Através deles, formamos uma equipe capacitada, tanto que a partir de então éramos solicitados pelos convênios para prestar atendimento em várias cidades do estado.
Driblando as dificuldades, conseguimos crescer a cada dia. Chegou um tempo em que a demanda aumentou muito e eu já não conseguia atender a todos. Foi quando juntei as economias, comprei novos equipamentos, troquei a ambulância por uma mais nova, e aos poucos fui contratando mais funcionários, assim nascia o Grupo Cene, que hoje presta serviços em várias áreas de saúde.
Meu objetivo sempre foi prestar um atendimento especial, algo que envolvesse profissionalismo, mas principalmente atenção e carinho. Temos pacientes que hoje estão bem, já recuperados e que ainda nos agradecem pelo atendimento prestado.
E foi graças a esse reconhecimento que o Grupo Cene cresceu e outras empresas foram abertas acompanhando a necessidade do mercado. Hoje, contamos com atendimento médico domiciliar, home care (hospital em casa), disk enfermagem, pronta entrega de produtos para cirurgias ortopédicas e estéticas, locação e venda de produtos médicos e ortopédicos. Além disso, também oferecemos atendimento (ambulatório e cobertura) em eventos por todo o país, assessoria e consultoria técnica para estabelecimentos de saúde e locação e venda de produtos de fisioterapia.
O Grupo está presente nos municípios de: Rio Preto, Araçatuba, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, mas atendemos em vários estados do país. São cerca de 100 funcionários registrados e mais de 300 prestadores de serviço. E existem planos para crescer, são grandes possibilidades de abrirmos novas filiais pelo país.
Até hoje participo de todas as decisões tomadas na empresa, gosto de saber como tudo acontece. Desde o início selecionei os funcionários para trabalhar comigo, e não acho que a experiência seja o principal critério na hora de contratar. A vontade de trabalhar e a garra contam muito mais.
Tenho orgulho em dizer que o Grupo Cene, uma empresa que começou tão pequena, hoje é uma das mais antigas do setor, no interior do Estado de São Paulo.
Fazendo um balanço de tudo que fiz até hoje, tenho certeza que durante esses anos cometi erros e acertos, mas com muita humildade e com o apoio de pessoas competentes ao meu lado, superei os obstáculos.
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